Equipamentos médicos e farmacêuticos
Importar equipamentos hospitalares é um processo um tanto burocrático. Isso porque são produtos bastante peculiares, com uma série de normas técnicas a serem seguidas.
O que é preciso para importar?
1- Fornecimento do código da Nomenclatura Comum do Mercosul: É preciso indicar o código da NCM do produto a ser adquirido. É por meio desse código que são realizados os cálculos sobre impostos e taxas, como II , IPI, PIS, COFINS e ICMS.
2- Regulamentação em órgãos competentes: A empresa precisa estar devidamente regulamentada pela ANVISA e por outros órgãos competentes, a depender do produto a ser importado. É preciso saber que as regulamentações variam de acordo com cada produto e também com o país de origem das mercadorias.
3- Tributação: A tributação é afetada de acordo com diferentes variáveis, como a sua origem, isenções fiscais e reduções tributárias. Ignorar algum desses fatores pode causar multas.
4- Condicionamento das mercadorias: Uma das principais normas técnicas a serem seguidas na hora de importar equipamentos hospitalares é a forma de embalar e condicionar as mercadorias. Essas normas servem para que esses produtos cheguem em perfeitas condições em seu destino.
Assessoria profissional para importação: Para realizar a importação desse tipo de equipamento, o melhor a se fazer é sempre contar com um Despachante Aduaneiro para conduzir a operação e evitar que erros sejam cometidos.
Ficou interessado pela importação de equipamentos médicos e farmacêuticos? Contate-nos.