Produtos para segurança em geral
Um dos processos de importação mais complicados é o de armas de fogo, isso por que a operação para trazer esses objetos e seus acessórios até o Brasil exige uma série de normas que devem ser seguidas à risca para que o processo de importação seja bem sucedido.
Além de que para realizar a importação desses equipamentos com segurança são necessários vários documentos e certificados obrigatórios e sem eles não há como realizar o processo de importação. A legislações que regem as importações desse tipo de produto são as do Exército Brasileiro.
Para importação de arma de fogo e seus acessórios a empresa deve primeiramente fazer seu CR (Certificado de Registro) junto ao Ministério da Defesa. Posteriormente contratar um Despachante Aduaneiro para que possa cuidar de toda a sua operação junto ao Exército Brasileiro e a Receita Federal.
Os procedimentos junto ao Exército Brasileiro se inicial antes do embarque da mercadoria e só finaliza após a chegada da mercadoria no Brasil. Por isso, é dividido em duas etapas uma feita junto a DFPC e outra junto a SFPC. A mercadoria somente poderá ser embarcada quando for consignada na LI a autorização de embarque da carga.
O deferimento da LI se dará após a conferência física do produto por um fiscal militar. Finalizando essa parte dos procedimentos passamos para os trâmites junto à Receita Federal, emissão da Declaração de Importação, pagamento dos impostos.
O melhor jeito para quem realmente deseja importar esse tipo de equipamento para o Brasil é contar com o auxílio de especialistas em Comércio Exterior como os Despachantes Aduaneiros que tenham como expertise esses produtos. Isso vai garantir a eficiência do processo para que tudo saia como planejado.
Ficou interessado pela importação de armas de fogo e seus acessórios? Contate-nos.