Ao contrário do que muitos empreendedores pensam, a importação para quem é MEI não é algo impossível. Na verdade, todo micro empreendedor individual pode atuar com comércio exterior, importando ou exportando, desde que os produtos sejam vendidos diretamente para o consumidor final.
Além disso, para atuar dentro do mercado internacional, também é necessário cumprir todos os procedimentos de habilitação junto ao Sistema Integrado de Comércio Exterior – SISCOMEX.
Nesse caso, o requisito mais importante é ter um registro no RADAR (Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros), dentro das atividades do cadastro MEI.
O MEI pode fazer importações e exportações que estejam fora do seu objetivo social?
Não, a importação para quem é MEI precisa obrigatoriamente estar dentro das atividades informadas na emissão do seu CNPJ. Contudo, é importante lembrar que elas podem ser alteradas facilmente em Salas do Empreendedor, ou até mesmo de maneira online.
Dessa maneira, é possível adequá-las para que o empreendedor possa atuar com importação.
Além disso, é importante deixar claro que não há exigência de um capital mínimo do MEI para que ele possa iniciar suas operações de comércio exterior. No entanto, o limite de faturamento continua o mesmo.
Por isso, é importante ficar de olho para que as operações não ultrapassem esse teto, ou, buscar um novo regime tributário que atenda o faturamento com a importação e exportação.
Como a importação e exportação pode aumentar os seus lucros?
Internacionalizar o seu negócio é um grande passo. E com o suporte de quem sabe, você pode ir além.
Com a importação e exportação é possível:
1. Vender para o mundo todo
Imagine vender para qualquer parte do planeta? Essa é uma realidade não apenas para grandes empresas, mas, também, para o Micro Empreendedor Individual!
Com uma boa assessoria de importação e exportação, você poderá encontrar o público perfeito para o seu negócio, desburocratizar todo o processo para enviar os seus produtos para o exterior, e otimizar essas rotinas de envio.
2. Maior margem de lucro
Exportando você também pode aumentar a sua margem de lucro.
Isso porque as suas mercadorias terão um valor agregado maior, justamente por serem de outro país. Um exemplo comum de exportação que tem um valor agregado alto são os itens brasileiros vendidos em países como os Estados Unidos.
A demanda é muito alta, principalmente entre a comunidade brasileira.
3. Câmbio atual favorável para quem importa
Mais uma das vantagens de você começar a exportar é que, atualmente, o câmbio atual para alguns dos maiores países do Mercado Internacional, como os Estados Unidos, está extremamente favorável.
Com o dólar oscilando entre R$ 4,00 e R$ 6,00, o lucro para quem exporta nesse momento acaba sendo muito maior. E levando em conta a época do ano (preparação para Black Friday e festas de fim de ano), o potencial de vendas também é atrativo.
Então se você ainda não importa e/ou exporta, esse é o momento perfeito para começar!
Quer começar esse processo sendo MEI? Então aproveite para entrar em contato com nossa equipe e veja como a Advance pode te ajudar.
Entre em contato e conheça nossos serviços.
📱 62 99382-7825 ☎️ 62 3432-2981 ☎️ 62 3093-1829
Comments