top of page
Buscar
Foto do escritorAdvance Soluções

Seu despachante aduaneiro, onde precisar.

O Brasil possui um total de 175 instalações portuárias de carga, incluindo portos e terminais marítimos e instalações aquaviários. Temos portos ao longo da nossa costa e no interior do país utilizando nossas extensas bacias hidrográficas. Pode não parecer, mas existem 76 terminais no interior, fora da costa litorânea. Destes terminais, são 18 na Região Sul, 6 na Região Centro-Oeste e 52 na Região Norte.

Conheça alguns dos portos mais importantes do nosso país:


Porto Seco Centro Oeste:

O Grupo Porto Seco Centro-Oeste S/A é composto por um Terminal alfandegado privado de uso público, destinado à armazenagem e à movimentação de mercadorias importadas, ou destinadas à exportação, sendo utilizado como facilitador das Operações de Comércio Exterior, localizado em Anápolis/GO.

Líder na região em logística de armazenagem e movimentação de cargas nacionais e de mercado externo, o Porto Seco Centro-Oeste S/A possui uma variedade de serviços associados a forte integração tecnológica, infraestrutura avançada e equipe especializada.


Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional de Goiânia- Goiás – Pac log

Parceira de logística aeroportuária que opera terminais de carga em alguns dos principais aeroportos do Brasil: Curitiba, Goiânia, Navegantes, Recife e Vitória. Com alto nível de especialização no segmento, entregam serviços qualificados, ágeis, transparentes e seguros.

O Terminal de Cargas de Goiânia (TECA GYN) está preparado para receber cargas de diversos segmentos, dos quais se destacam: healthcare, partes e peças de máquinas agrícolas, insumos e materiais hospitalares, tecnologia, insumos e materiais laboratoriais.


Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional de São Paulo - Guarulhos - TECA GRU

O Terminal de Cargas (TECA) do aeroporto internacional de São Paulo (GRU Airport), localizado em Guarulhos, registrou em janeiro um movimento de 22,6 mil toneladas de produtos entre importação e exportação, com crescimento de 17% quando comparado com o mesmo período do ano passado.

O resultado coloca o TECA de GRU como o maior do Brasil em volume de cargas internacionais, superando aeroportos como Viracopos, em Campinas, com forte tradição no transporte cargueiro internacional.

O Terminal de Cargas do GRU Airport é o maior complexo aeroportuário do Brasil sendo coberto por uma área de 99 mil m². O espaço possui também o maior complexo frigorífico instalado em um aeroporto brasileiro, com cerca de 30.000 m³ de capacidade de armazenamento de importação e exportação.


Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional de São Paulo – Viracopos

Localizado a 17 quilômetros do centro de Campinas e a 95 quilômetros do centro de São Paulo, Viracopos é o segundo principal terminal aéreo de cargas do país. Seu terminal de cargas tem uma área de 81 mil m² e responde por cerca de 18% da movimentação total de cargas registrada nos aeroportos brasileiros. É o principal aeroporto internacional do interior paulista e também atende a Região Metropolitana de São Paulo.

O Aeroporto Internacional de Viracopos, foi eleito o 3º Melhor Aeroporto de Carga do Mundo (na categoria de até 400 mil toneladas/ano) na Air Cargo Excellence Awards 2020, premiação realizada pela Air Cargo World, que é a principal publicação do setor de carga mundial.


Porto de Santos

É um dos principais portos brasileiros, é um porto estatal localizado no estuário de Santos na costa do Estado de São Paulo. Além de ser o maior do país em movimentação por tonelagem de cargas é o maior em movimentação de contêineres.

Dos 133 milhões de toneladas de carga transportados por contêineres, cerca de 10% da carga transportada, o Porto de Santos é responsável por quase um terço do total. No ano de 2020 alcançou a movimentação de mais de 4 milhões de TEUs, o que significou um aumento de 1% em relação ao ano anterior.


Porto de Vitória -ES:

O Porto de Vitória é o principal terminal de transporte marítimo da cidade de Vitória, capital do estado do Espírito Santo, no Brasil.

Situa-se no centro de Vitória, capital do ES, na área da Baía de Vitória, abrangendo os municípios de Vitória (ilha) e de Vila Velha (continente). Foi criado em 1906 e está sob a jurisdição da Companhia Docas do Espírito Santo - CODESA, que se constitui na Autoridade Portuária do Espírito Santo desde 1983.

O Porto de Vitória tem catorze berços de atracação e opera mais de trinta tipos de cargas, entre importação e exportação, como contêiner, trigo, automóveis, produtos siderúrgicos, malte, rochas ornamentais, concentrado de cobre, fertilizantes, graneis líquidos etc.


Porto de Itajaí - SC

Porto de Itajaí é um complexo portuário brasileiro localizado no município de Itajaí, no estado de Santa Catarina. É o principal porto da região, sendo o segundo maior do país em movimentação de contêineres, atuando como porto de exportação, escoando quase toda a produção do Estado.

Os principais produtos exportados são madeira, pisos cerâmicos, máquinas, açúcar, papel e fumo, e os principais produtos importados são trigo, produtos químicos, motores, têxteis, papel e pisos cerâmicos.

Está localizado na margem direita do rio Itajaí-Açu, a cerca de 3,2 km de sua foz, no litoral norte do estado de Santa Catarina. Fica em frente ao Porto de Navegantes.


Porto de Uruguaiana – RS:

O Porto Rodoferroviário de Uruguaiana é um porto seco localizado no município gaúcho de Uruguaiana.

O porto seco liga-se ao centro do país, por via rodoviária, através da BR-472, que percorre a fronteira oeste do Brasil a partir do Rio Grande do Sul. Situado na BR-290 (que inicia-se em Uruguaiana), liga-se através desta ao centro do estado e à Região Metropolitana de Porto Alegre, além da BR-116 (em Porto Alegre) e da BR-101 (em Osório, no litoral), importantes alternativas de ligação com o centro e o norte do Brasil.


Porto de Jaguarão -RS

Jaguarão é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Localizado no extremo sul do país e fronteiriço ao Uruguai, o município é visto pelo governo federal como alternativa de travessia internacional pelo rio Jaguarão.

O porto está diretamente ligado à história de construção e colonização da cidade, numa época em que o Rio Jaguarão era fortemente utilizado por navegações. Embarcações estas pelas quais chegavam mercadorias, armamentos e novos habitantes à cidade.


Porto de Foz do Iguaçu – PR

O Porto Seco de Foz do Iguaçu é um porto seco na fronteira do Brasil e do Paraguai, na cidade de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. Foi, em 2020, o maior porto seco da América Latina.

O Porto do Rio Iguaçu está localizado na mesma bacia hidrográfica de Portos argentinos, paraguaios, uruguaios e bolivianos, sendo concebido para atender a demanda de importação de grãos. Aqui, as vantagens do transporte fluvial encontram toda a infraestrutura necessária para o desembarque rápido, eficiente e seguro, no coração do Mercosul.


Porto de Corumbá – MS

O Porto de Corumbá, é um ponto turístico desse município, no Mato Grosso do Sul, e é um dos maiores portos fluviais do Brasil e o maior porto da região Centro-Oeste, é também conhecido como Porto Geral. Foi através do Porto de Corumbá que chegou a riqueza, o progresso, os imigrantes, o desenvolvimento e a cultura, principalmente vinda da Europa e do Rio de Janeiro.

O Contato com a capital do Brasil, via Rio Paraguai e a Bacia da Prata, por meio das embarcações modernas, trouxe para Corumbá uma certa condição especial à cidade, através da importação de bens e serviços e por meio da integração cultural. A navegação, além de romper o isolamento da região, trouxe uma rica imersão cultural e social para a cidade.


Quer entender mais sobre os portos do Brasil e descobrir qual o melhor para a sua operação? Conte com o amplo Know-How da Advance e garanta a melhor opção.

12 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page