top of page
Buscar
Foto do escritorAdvance Soluções

Sua empresa está pronta para importar ou exportar?

Caso você possua uma empresa e queira investir em importações (na compra de produtos, bens ou serviços do exterior), ou em exportações (promovendo a venda de produtos, bens ou serviços nacionais para outros países), com custos mais acessíveis, é necessário entender como esses processos funcionam.

Tudo gira em torno, basicamente, de um planejamento estratégico, que engloba um passo a passo detalhado para que todas as transações sejam regularizadas e os negócios corram de modo seguro, sem prejuízos para empresas e com preços atrativos para os consumidores.

Confira algumas dicas que separamos para sua empresa ter sucesso nessa empreitada:

· Certifique-se de que sua empresa está regularizada e habilitada para lidar com importação e exportação.

É necessário ter um CNPJ ativo e regular, além de incluir no objeto social da empresa toda e qualquer atividade referente à importação e exportação.

Para operar com exportação e importação é necessário habilitação prévio junto à Receita Federal, desta forma a empresa estará apta a operar no SISCOMEX (Sistema Integrado de Comércio Exterior). É por meio desse sistema eletrônico facilitador que o governo controla e integra todo o fluxo de comércio exterior no Brasil, incluindo câmbio e, consequentemente, o acompanhamento das etapas referentes a importações e exportações.

· Classifique corretamente as suas mercadorias.

Para realizar as operações de importação e exportação, são necessárias algumas regras, dentre elas a identificação da correta classificação fiscal do produto, o chamado NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) de cada mercadoria. É através da NCM que são feitos a verificação da carga tributária e o tratamento administrativo dos produtos.

· Escolha seus produtos com cuidado e, mais uma vez, regularize documentações necessárias para importação e exportação

A escolha correta dos produtos é um passo fundamental do processo, assim como escolher bons parceiros, considerando possíveis riscos e aumentos nos custos.

Pense no funcionamento da sua empresa

É de grande valia entender como sua empresa funciona atualmente e procure entender como você deseja que ela funcione futuramente. Considere fatores como conformidade fiscal (ou compliance), além da capacidade econômica que a sua empresa possui.

Crie planilhas detalhadas.

Organização é essencial em qualquer ação. Registrar as entradas e saídas, custos e todos os passos do processo garante melhor entendimento do que está realmente sendo feito.

Conte com a ajuda de especialistas.

A Advance atua no mercado há mais de 15 anos e tem amplo Know-How para te auxiliar em todas as etapas do processo para que sua empresa cresça e obtenha sucesso no comércio exterior.

5 visualizações0 comentário

Commenti


bottom of page